
Engenharia Alimentar
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
Registro DGES:
3083/9087
Valor para Estudante Internacional:
4000€
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenadora do curso:
Profª. Patrícia Nunes
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: info@ualg.pt
+ 351 289 800 100
+351 289 800 900
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
A Engenharia Alimentar, constitui uma área científico-tecnológica fortemente multi e interdisciplinar que estuda a produção, conservação, distribuição e comercialização de alimentos com elevada qualidade, tendo em conta as regras de higiene e segurança e respeitando o equilíbrio ambiental. Neste contexto, o curso de Engenharia Alimentar tem tido como objetivo formar jovens com um perfil de competências técnicas adequado à intervenção nas áreas referidas, assim como desenvolver nos diplomados a capacidade de trabalho e de adaptação a novas situações e desafios, a preocupação de aprender, de fazer e de inovar, a necessidade de atualização permanente, o espírito de equipe, a autonomia e a polivalência.
Saídas Profissionais:
O Curso de Engenharia Alimentar proporciona uma formação sólida em Ciências Básicas, em Ciências de Engenharia e Tecnologia e em Ciências Complementares, tendo na sua estrutura uma forte componente experimental, permitindo aos estudantes a aquisição de uma vasta experiência laboratorial nas áreas das Ciências Básicas e da Especialidade.
Sendo o profissional graduado em Engenharia Alimentar habilitado para atuar em:
- Empresas do setor Agroalimentar, Administração pública, central, local e associações profissionais;
- Empresas de fornecimento, distribuição e comercialização de gêneros alimentícios;
- Empresas de consultoria e auditoria;
- Entidades de fiscalização;
- Equipes de Investigação e desenvolvimento de processos, equipamentos e produtos alimentares em indústrias e outras organizações;
- Equipes para o planeamento e a execução de projetos de indústrias alimentares;
- Equipes de formação/educação.