Ciências da Computação
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2417/2011
Valor para Estudante Internacional
€6.500
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenador de Curso
António José Borba Ramires Fernandes
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
A graduação em Ciências da Computação é uma parceria entre o Departamento de Matemática e Aplicações, da Escola de Ciências, e o Departamento de Informática, da Escola de Engenharia, e carateriza-se por uma visão rigorosa da computação, com uma sólida fundamentação matemática. Os graduados adquirem competências indispensáveis à análise e solução de problemas na área das tecnologias da informação e ao desenvolvimento de aplicações informáticas robustas. A formação ministrada visa dotar os estudantes da capacidade de construir os seus próprios modelos para problemas novos e de desenvolver métodos, técnicas e ferramentas computacionais para a sua solução.
As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas, de exposição dos conteúdos programáticos, aulas teórico-práticas, de resolução de problemas, e sessões práticas em laboratórios de computação, disponíveis tanto no Departamento de Informática como no Departamento de Matemática e Aplicações. Em muitas das unidades curriculares os estudantes realizam, individualmente ou em grupo, fora das aulas, trabalhos que podem incluir a apresentação de relatórios escritos e apresentações orais.
No último semestre do Curso, no âmbito da unidade curricular de Projeto, cada estudante (possivelmente em grupo) desenvolve um trabalho escolhido de um portfólio de propostas feitas por docentes dos Departamentos envolvidos no Curso.
Saídas Profissionais:
O curso de Ciências da Computação tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades na:
- Empresas especializadas na produção de soluções informáticas (“software houses”);
- Administração pública.