
Engenharia Alimentar
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Integral
Registro DGES:
R/A-Cr 19/2017
Valor para Estudante Internacional:
119,8€ x 10 Prestações Mensais por Ano
Duração do Curso:
6 semestres
Regime de Estudos:
Integral
Coordenadora do curso:
Elsa Cristina Dantas Ramalhosa
Gabinete de Relações Internacionais:
olena@ipb.pt
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
A licenciatura em Engenharia Alimentar tem como objetivo a formação de profissionais num enquadramento multidisciplinar, com competências básicas (ciências da engenharia) e aplicadas, que permita uma participação ativa no desenvolvimento, na implementação, na melhoria e na gestão de processos de transformação, de conservação, no controle de qualidade, na distribuição de produtos alimentares e na implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar. Com esta formação, os Diplomados poderão integrar diretamente o mercado de trabalho, sendo capazes de desempenhar um amplo conjunto de funções associado ao setor alimentar, ou prosseguir a sua formação para o 2º nível do ciclo de estudos (mestrado).
O curso de licenciatura em ENGENHARIA ALIMENTAR resulta da parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), da qual se pretende otimizar o processo de aprendizagem, beneficiando da excelência de cada instituição no que respeita às diferentes tecnologias sectoriais lecionadas: Tecnologias de Lacticínios, dos Vinhos e outras Bebidas Alcoólicas, dos Recursos Alimentares Marinhos, de Hortofrutícolas e Cereais, das Carnes e Produtos Cárneos, do Azeite, Azeitona e Óleos Vegetais.

Saídas Profissionais:
A licenciatura em Engenharia Alimentar permite que seus diplomados atuem nas seguintes áreas:
- Indústrias Alimentares (produção, transformação e conservação)
- Controle de Qualidade (químico, físico, microbiológico e sensorial)
- Implementação de Sistemas de Qualidade e Segurança Alimentar
- Biotecnologia Alimentar
- Distribuição Alimentar
- Investigação e Desenvolvimento de Novos Processos e Produtos Alimentares
- Etc