Dietética e Nutrição
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Diurno
Registro DGES:
7210/8149
Valor para Estudante Internacional:
2,000.00€ Anuais
Duração do Curso:
6 semestres
Regime de Estudos:
Diurno
Coordenador do curso:
Ana Catarina Vaz Pinheiro de Furtado Faria
Gabinete de Relações Internacionais:
estudaremcoimbra@ipc.pt
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
O papel da nutrição encontra-se intrinsecamente ligado com as questões de saúde, ocupando cada vez mais um lugar atual de destaque. Como tal, este ciclo de estudos destaca-se por ser a resposta a uma vasta necessidade de profissionais da área tanto na ação preditiva, preventiva como terapêutica.
Esta profissão está regulamentada a nível nacional e internacional. O Benchmark para a Dietética é o documento que define os parâmetros de referência para a formação e exercício profissional da Dietética e nutrição na Europa: esta é uma área de intervenção interdisciplinar cujo objetivo primordial consiste na aplicação das ciências da nutrição e da dietética na prevenção e no tratamento de doenças e na promoção e educação da saúde, a nível individual e coletivo, assim como nas áreas da investigação, gestão e ensino.
A Dietética e Nutrição em Portugal, enquanto domínio cientifico, tem grandes desafios e responsabilidades no futuro. Estes licenciados podem assumir diferentes funções na sua prática, em áreas de atuação profissional: Alimentação Coletiva e Restauração, Investigação científica e segurança alimentar, administração e gestão dos Serviços de nutrição e dietética, Nutrição clinica, Nutrição comunitária e Saúde Pública, Tecnologia e inovação, Marketing alimentar e outros.
Saídas Profissionais:
A Graduação em Dietética e Nutrição oferece saídas para as seguintes áreas:
- Unidades hospitalares públicas e privadas;
- Cantinas escolares e Universitárias;
- Centros de Saúde/ Unidades de saúde familiar ( USF);
- Lares de Idosos
- Creches
- Refeitórios colectivos;
- Refeitórios Coletivos
- Indústria alimentar e hoteleira;
- Investigação e Ensino
- Etc