
Biotecnologia
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
Registro DGES:
9016
Valor para Estudante Internacional
3000€
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenadora do curso:
Alexandra Augusta Ramos Lopes da Cruz
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: gmci@ipleiria.pt
Tel: +351 244 860 448
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
A graduação em Biotecnologia pretende conferir aos estudantes as competências científicas e técnicas sólidas e abrangentes por forma a integrarem-se no mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica (agroalimentar, marinhas, farmacêutica, ambiental ou afins), assim como suscitar o interesse no prosseguimento de estudos ao nível de mestrado.
A natureza multidisciplinar do curso, incluindo conteúdos na área da gestão, contribuirá para o desenvolvimento de capacidades que permitam o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, assim como reforçar a ligação entre a investigação aplicada e comercialização de novos produtos.
O curso de Biotecnologia pretende ainda dotar os estudantes de autonomia, espírito crítico, capacidade de comunicação e criatividade que lhes permita conceber e desenvolver com sucesso qualquer projeto profissional ou de investigação científica e tecnológica na área da Biotecnologia.
Saídas Profissionais:
As/os graduadas/os em Biotecnologia, atribui-se as/os profissionais formadas/os, competências técnicas e científicas necessárias para a sua integração em empresas de base biotecnológica (agroalimentar, marinha, farmacêutica, biomedicina, ambiental ou afins), assim com para o prosseguimento de estudos avançados (mestrado e doutoramento). Pretende igualmente vir a dotar profissionais com as capacidades necessárias para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, assim como reforçar a ligação entre a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos produtos.
- Empresas de base biotecnológica na área do setor agroalimentar, dos recursos marinhos, da farmacêutica, da biomedicina, entre outras;
- Laboratórios de análises bioquímicas, genéticas, clínicas e águas;
- Laboratórios de controle de qualidade das áreas agroalimentar e farmacêutica;
- Gabinetes de consultadoria e de projetos;
- Empresas de comercialização de produtos e/ou equipamentos laboratoriais e industriais;
- Instituições públicas ou privadas de investigação científica.