
Engenharia Alimenrar
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
Registro DGES:
9087
Valor para Estudante Internacional
3000€
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenador do curso:
Rui Manuel Ganhão
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: gmci@ipleiria.pt
Tel: +351 244 860 448
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
A graduação em Engenharia Alimentar resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC).
A estrutura curricular tem o seu suporte na metodologia de Project Based Learning (PBL) em que se pretende que haja uma participação ativa na aprendizagem. No 1.º e 2.º semestre a formação é lecionada nas três Instituições em simultâneo, pretende-se proporcionar aos estudantes uma preparação científica e técnica de base em que o 1.º semestre são lecionadas ciências básicas aplicadas à Engenharia e no 2.º semestre uma formação laboratorial em análise de alimentos. No 3.º, 4.º e 5.º semestre ocorre a mobilidade obrigatória dos estudantes para a ESTG (IPVC), ESTM (IPLeiria) e ESA (IPB) respectivamente onde são lecionadas as tecnologias de processamento e a análise de qualidade dos alimentos, específicas (excelência) de cada uma das Instituições de Ensino Superior. No 6.º semestre os estudantes voltam à sua instituição de origem. Neste semestre para além de interagirem com o tecido empresarial local no desenvolvimento de um produto ou de um processo, elaboram o trabalho de projeto em engenharia que deve permitir ao estudante a integração de todos os saberes da Engenharia Alimentar.
Saídas Profissionais:
- Participação ativa no desenvolvimento, implementação, melhoria e gestão de processos de transformação, conservação, no controle de qualidade, na distribuição de produtos alimentares;
- Implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar;
- Promoção de projetos de desenvolvimento de produtos alimentares, de forma integrada e multidisciplinar.