
Estudos Europeus
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
Registro DGES:
9135
Valor para Estudante Internacional:
7000€ (valor anual)
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenadoras do curso:
Dina Sofia Neves Sebastião
Isabel Anunciação Ferraz Camisão
Gabinete de Relações Internacionais:
intfeuc@fe.uc.pt
+ 351 239 790 506
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
O curso de Estudos Europeus, visa a oferta de um programa interdisciplinar, com incidência em núcleos temáticos estruturantes desta área de estudos, nomeadamente quanto ao processo de integração europeia e aos sistemas internacionais. O plano de estudos que o compõe introduz, por um lado, um conjunto articulado de unidades curriculares que visam a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e propedêuticos, e, por outro, e sobretudo, o aprofundamento de conteúdos mais específicos, mas que não se traduzem numa especialização, reservada a estudos pós-graduados.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências sólidas na área dos Estudos Europeus – possibilitando, não só, a capacidade de saber comunicar, recriar e aplicar os conhecimentos e saber encontrar as soluções para os problemas específicos colocados na referida área, mas também de pensar os problemas de modo global e de exercer autonomia intelectual e espírito crítico.
Saídas Profissionais:
Este curso pretende formar um profissional que adquira a capacidade de conciliar a aquisição de competências formativas gerais com formação mais específica, com incidência substantiva no processo da construção europeia, podendo atuar em:
- Instituições europeias e internacionais;
- Administrações públicas;
- Diplomacia, quadros ou peritos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de outras estruturas do aparelho de Estado;
- Ensino, formação e investigação;
- Associações Empresariais e Sindicais;
- Câmaras Municipais;
- Associações de Desenvolvimento Local e Regional;
- Empresas de Consultoria;
- Empresas de Comunicação Social.