Estudos Europeus
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Diurno
Registro DGES:
1506/9135
Valor para Estudante Internacional:
3500.00€ Anuais
Duração do Curso:
6 semestres
Regime de Estudos:
Diurno
Coordenador do curso:
N/A
Gabinete de Relações Internacionais:
internacionais@ulisboa.pt
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Apresentação do curso:
Esta graduação pretende corresponder aos desafios suscitados pela evolução da Europa nas vertentes política, económica, social e cultural. Centrada nos domínios da Ciência Política, da Cultura Europeia, do Direito, da Economia, da Filosofia Política, da Geografia Económica e Social, da História Política da Europa, da Linguística, das Relações Internacionais e das Línguas, resulta da associação entre a Faculdade de Letras e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, em colaboração com a Faculdade de Direito. Proporciona uma formação pluridisciplinar orientada para a análise da Europa, para o conhecimento das grandes questões europeias, para a compreensão do processo de construção da União Europeia bem como para a projeção política, económica e cultural do continente europeu, permitindo a realização de um estágio curricular.
Saídas Profissionais:
A graduação em Estudos Europeus permite que seus diplomados atuem nas seguintes áreas:
- Instituições da União Europeia; Organizações Não Governamentais; Empresas e institutos no sector da comunicação e da cultura; Empresas e institutos ligados à cooperação internacional; Assessoria e produção de conteúdos relacionados com a União Europeia; Jornalismo ligado a questões europeias; Carreira diplomática; Investigação e ensino.
- Um Mestrado (2º ciclo) em Cultura e Sociedade na Europa (FLUL) que proporciona formação específica sobre as práticas sociais e os produtos culturais da Europa Contemporânea, com especial enfoque nas políticas culturais e sociais e nos processos de transculturação e de consequente redefinição identitária.
- Um Mestrado (2º ciclo) em Políticas Europeias (IGOT) que proporciona formação específica sobre as grandes linhas das políticas públicas nacionais e europeias, sendo privilegiados os domínios da coesão social e das estratégias de desenvolvimento presentes nas políticas da União Europeia.
- Etc


