
Arqueologia
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Diurno
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2412/2011
Valor para Estudante Internacional
€4.500
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenadora de Curso
Maria Carmo Franco Ribeiro
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
A graduação em Arqueologia da Universidade do Minho proporciona uma sólida formação de base no domínio da Arqueologia, nas suas vertente teórica e prática (laboratorial e de campo), capaz de sustentar uma primeira aproximação ao mercado de trabalho. Privilegia uma formação interdisciplinar, fazendo igualmente uma forte aposta na utilização das novas tecnologias de informação ao serviço da Arqueologia. Potencia a aquisição de competência necessárias à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, ao juízo crítico indispensável em contexto profissional, bem como no âmbito da interação pessoal, comunicação e interesse continuado pela aprendizagem.
O plano de estudos integra uma forte componente prática de trabalho de campo, representada por 3 UC (Estágio Prático I, II e III), uma outra laboratorial, que privilegia o contato direto com as principais categorias artefatuais (Materiais Arqueológicos I, II e III) bom como com as novas TIC aplicadas à prática arqueológica.
Aplica um sistema de ensino/aprendizagem participativo, que valoriza a intervenção ativa e crítica dos alunos e fomenta a aquisição de atitudes e competências transversais. As metodologias adotadas privilegiam o trabalho do aluno, com avaliações contínuas ou periódicas, acompanhamento tutorial e recurso à aprendizagem à distância.
Desenvolve parcerias com instituições internacionais (Universidades, Centros de investigação) e nacionais (Autarquias), nomeadamente com a Unidade de Arqueologia da UMinho e com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, que complementam os recursos do projeto formativo em termos materiais (bibliotecas, laboratórios) e humanos.
Os alunos são integrados na investigação científica através da participação em congressos, seminário, aulas abertas ou workshops internacionais e nacionais organizados no âmbito de projetos de investigação, desenvolvidos maioritariamente no quadro do Centro de Investigação Lab2pt – da UMinho e da Unidade de Arqueologia da UMinho.
Saídas Profissionais:
O curso de Arqueologia tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Organismos da administração local e central (nas áreas da pesquisa, salvaguarda e gestão patrimonial);
- Museus;
- Empresas privadas de intervenção especializada no domínio da Arqueologia;
- Empresas ligadas às indústrias culturais;
- Creches, jardins de infância e escolas;
- Formação (no ensino Técnico-Profissional, Politécnico ou Superior) ;
- Exercício da profissão liberal no âmbito da atividade arqueológica.