
Economia
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2422/2011/AL01
Valor para Estudante Internacional
€4.500
Duração do Curso:
6 semestres
Coordenador de Curso
Fernando Manuel Almeida Alexandre
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
A graduação em Economia tem como objetivo proporcionar uma formação sólida aos seus alunos, quer fornecendo-lhes os fundamentos em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos necessários à resolução de problemas econômicos teóricos e empíricos, quer expondo-os a diversas áreas da Economia Aplicada (como Economia Bancária e Seguros, Inovação, Ambiente, Políticas Macroeconômicas, Saúde e Trabalho, entre outras), procurando uma forte aproximação à realidade econômica e empresarial.
É ainda objetivo do curso dar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades de análise, de resolução de problemas, de comunicação, de autonomia, de trabalho em equipe, e também contribuir para a sua formação cultural e humana, de forma a preparar os futuros profissionais para a sua plena integração no mercado de trabalho (nacional e internacional) e participação ativa na sociedade.
A graduação está organizada em seis semestres letivos, com 5 unidades curriculares em cada um deles. Nos dois primeiros anos são fornecidos os fundamentos. O terceiro ano introduz alguma flexibilidade no plano de estudos, permitindo aos estudantes escolher sete unidades curriculares de opção, uma delas de qualquer área da universidade e as restantes das áreas da Economia, Gestão, Ciência Política, Administração Pública e Relações Internacionais.
Saídas Profissionais:
O curso de Economia tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades de:
- Bancos e outras instituições financeiras;
- Empresas de consultoria e auditoria;
- Associações empresariais.