UMinho – Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses

Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses

Instituição de Ensino:

Escola onde o curso é ministrado:

Endereço:

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto Portugal

Categoria do Curso:

Graduação

Regime de Estudo:

Diurno

NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.

Registro DGES:

R/A-Ef 2435/2011/AL02

Valor para Estudante Internacional

€2.000

Duração do Curso:

6 semestres

Coordenador de Curso

Sun Lam

Gabinete de Relações Internacionais:

Email: sri@sri.uminho.pt

Tel: +351 253604505

Apresentação do curso:

A graduação em Estudos Orientais – Estudos Chineses e Japoneses (EO-ECJ) da Universidade do Minho pretende dotar os seus estudantes com competência linguística, capacidade comunicacional e sensibilidade cultural que lhes permitam agir em todas as áreas e atividades profissionais que tenham relação com os mundos chinês e japonês, num estabelecer de pontes com estas sociedades.

A formação dos alunos terá como núcleo duro da sua aprendizagem as línguas de referência, Chinês (major) e Japonês (minor), línguas de trabalho e aquisição, pelo que no plano curricular constatar-se-á uma forte incidência do tempo de trabalho nestas áreas. Neste sentido, sendo que se considera a competência linguística por si só insuficiente, deve fornecer-se igualmente aos alunos uma série de conhecimentos e sensibilidades no sentido de os enriquecer com uma adequada capacidade comunicacional contextuada, o que justifica a existência de unidades curriculares ligadas às geografias, histórias, culturas, filosofias, entre outras, de ambos os países. Devido não só à distância entre as línguas e culturas em questão e a nossa, como também à consequente especificidade deste curso, os conhecimentos veiculados deverão ser sempre aprofundados em mestrado.  Assim, o maior interesse dos alunos tem vindo a cair sobre a possibilidade de passar um ano de estudo na China (mestrado) ou Japão (graduação).

Ademais, a presente graduação é composta por um corpo docente qualificado, jovem e diligente, cujas áreas de investigação assentam sobretudo no diálogo intercultural que se deve estabelecer entre Portugal e China/Japão. As metodologias de ensino e aprendizagem estimularão o trabalho independente e cooperativo do aluno, permitindo-lhe igualmente o contato direto com docentes dos países referidos e respetivos métodos de trabalho. Ao longo do ano letivo, serão realizadas algumas conferências e colóquios, com especial destaque para as Jornadas dos Estudos Asiáticos.

 

Saídas Profissionais:

O curso em Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em: 

Plano de Estudo:

wpDataTable with provided ID not found!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *