
Mestrado Integrado - Engenharia Biomédica
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Presencial
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2560/2011
Valor para Estudante Internacional
€6.500
Duração do Curso:
10 semestres
Coordenador de Curso
Luís António Sousa Barreiros Martins
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
A Engenharia Biomédica é uma especialidade que se tem vindo a impor nos países desenvolvidos tendo, no seu início, pretendido colmatar as dificuldades sentidas pelos profissionais clínicos associados aos avanços científico-tecnológicos de todos os equipamentos, materiais ou serviços de suporte à atividade médica. O foco principal encontra-se na aplicação de conhecimentos, princípios e metodologias de engenharia ao desenvolvimento novos produtos, equipamentos, materiais e serviços de suporte à atividade médica. As competências a desenvolver pelos alunos incluem o conhecimento, compreensão e aplicação dos requisitos exigidos a produtos, equipamentos, materiais e serviços que interatuem com pacientes e/ou com sistemas biológicos. Conhecer, compreender e aplicar os princípios éticos que regulam as todos os aspetos associados aos ensaios que envolvam sistemas e modelos biológicos, sobretudo os que envolvam ensaios animas e ensaios clínicos. Conhecer, compreender e aplicar os princípios, métodos e conhecimentos de engenharia ao desenvolvimentos de novos produtos, equipamentos, materiais e serviços de suporte à atividade médica. A estrutura do curso assenta em três anos propedêuticos nos quais todos os alunos adquirem e aplicam conhecimentos de caráter transversal à formação de engenharia, incluindo componentes teóricas, práticas e laboratoriais. A partir do 4º ano, os alunos são divididos por quatro ramos de especialização: engenharia clínica, informática médica, biomateriais reabilitação e biomecânica e, eletrônica médica. Estes ramos definem cada um, um perfil de especialização dos alunos em áreas de conhecimento específicas, nas quais existe competência especializada nos departamentos/unidades de investigação que suportam o curso. O 5º ano destina-se quase exclusivamente ao desenvolvimento da tese de mestrado.
Saídas Profissionais:
O Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Empresas de equipamento e instrumentação médica;
- Empresas de material farmacêutico;
- Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e instalação, operação e manutenção de equipamento;
- Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas;
- Indústria farmacêutica e de análises;
- Laboratórios de faculdades de medicina, universidades e organismos estatais;
- Empresas ligadas à eletrônica médica e biosensores;
- Empresas ligadas à informática médica;
- Empresas de biomateriais;
- Empresas ligadas à área da saúde;
- Consultoras para área da saúde.
Plano de Estudo:
wpDataTable with provided ID not found!