
Mestrado Integrado - Engenharia Têxtil
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Diurno
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2567/2011
Valor para Estudante Internacional
€6.500
Duração do Curso:
10 semestres
Coordenadora de Curso
Maria José Araújo Marques Abreu
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
O Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil é um ciclo de estudos com duração de cinco anos que proporciona uma sólida formação de base científica dirigida para uma engenharia do tipo conceitual.
O ciclo de estudos está organizado em três vertentes de formação:
1º Formação em Ciências de Engenharia – conhecimentos obtidos essencialmente durante os primeiros 6 semestres, necessários como preparação para os conteúdos técnico científicos de especialidade;
2º Formação em Engenharia Têxtil – conhecimentos técnico-científicos obtidos nos primeiros 6 semestres necessários à resolução de problemas de engenharia relacionados com o controlo de processo e produto;
3º Formação em “Engenharia do tipo conceitual”- formação científica sólida e conhecimentos inovadores em Ciência e Tecnologia Têxtil obtidos na segunda parte do ciclo.
Este ciclo de estudos confere o título de graduado em Ciências de Engenharia – Ramo Têxtil ao fim dos três primeiros anos do ciclo, após a aprovação em todas as unidades curriculares que estão contempladas no plano de estudos, perfazendo 180 ECTS. A possibilidade de atingir uma graduação ao fim dos três primeiros anos, consubstancia o lançamento para o mercado de trabalho de profissionais com uma formação sólida em Ciências de Engenharia, aptos portanto para a resolução de problemas de engenharia.
O prosseguimento de estudos nos últimos quatro semestres, com um elevado enfoque nas unidades curriculares de projeto, corresponde à obtenção de ferramentas necessárias para formar um Engenheiro de concepção nas áreas de conhecimento associadas ao domínio têxtil. Integra no 4º ano um conjunto de unidades curriculares do tipo conceptual opcionais, que permite aos alunos poderem orientar-se para as duas áreas tecnológicas mais importantes para o sector têxtil e do vestuário: os materiais e os acabamentos.
Com o ciclo de formação completo (300 ECTS), o Mestre em Engenharia Têxtil terá boas condições para contribuir para a eficiência e competitividade da organização em que trabalha, participando ativamente no ciclo de inovação, nomeadamente nas áreas emergentes e promissoras do setor têxtil nacional e internacional.
Saídas Profissionais:
O Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Empresas da área dos têxteis mais convencionais (e.g. têxteis-lar e de decoração) e da área dos têxteis técnicos (e.g. cordas, telas para airbags e pneus, geotêxteis, reforço de materiais compósitos, vestuário de proteção, produtos de higiene, etc.);
- Distribuição, dos fabricantes/representantes de máquinas têxteis, de fibras têxteis, de corantes e produtos auxiliares;
- Consultoria;
- Investigação e desenvolvimento;
- Laboratórios;
- Formação.