
Mestrado Integrado - Medicina
Instituição de Ensino:
Escola onde o curso é ministrado:
Categoria do Curso:
Graduação
Regime de Estudo:
Diurno
NOTA: As informações aqui contidas foram atualizadas dia 20/04/2020. Elas não substituem as oficiais, disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior Português.
Registro DGES:
R/A-Ef 2568/2011
Valor para Estudante Internacional
€6.500
Duração do Curso:
10 semestres
Coordenadora de Curso
João José Fernandes Cardoso Araújo Cerqueira
Gabinete de Relações Internacionais:
Email: sri@sri.uminho.pt
Tel: +351 253604505
Apresentação do curso:
O primeiro passo na construção de um edifício educativo é a definição da sua missão. A missão da EM-UM é “melhorar os cuidados de saúde através da formação e da geração de conhecimento”. Com este propósito, apostou-se em inovação pedagógica, definição de políticas de rigor pedagógico e científico, cultura de avaliação na instituição e acreditação internacional.
No que concerne o curso de Medicina, definiu-se uma estratégia assente em vários vetores:
– Integração pedagógica horizontal e vertical (nos 3 anos iniciais integram-se os conhecimentos científicos disciplinares em sistemas – celulares ou do corpo humano – no seu funcionamento e nos seus problemas (neoplasias, hepatite, etc). Por sua vez, o 6º ano proporciona uma experiência diária profissional, supervisionada em contexto clínico, possível pela experiência clínica acumulada em contexto Hospitalar e de Centros de Saúde desde o 3º ano).
– Protagonismo do aluno e participação (co)responsável de cada indivíduo na construção do seu curriculum através de opções vocacionais (a exploração vocacional é contemplada em áreas de opção que convidam à exploração de contextos profissionais variados).
– Aprendizagem centrada no desempenho e desenvolvimento de competências (o Laboratório de Aptidões Clínicas e Laboratoriais promove o treino de competências em ambiente formal letivo ou extracurricular).
– Aprendizagem centrada na evidência e relevância clínica antecipando as necessidades da prática médica do futuro.
– Integração precoce das questões da saúde e ligação à comunidade (o curso proporciona diversas experiências curriculares de vivência na comunidade, a primeira das quais no 1º ano do curso).
– Promoção da investigação e da sua prática (o contacto com a investigação biomédica, através do Laboratório Associado ICVS/3Bs, é fomentado ao longo da formação dos alunos em aulas próprias e através dos múltiplos projetos de opção).
– Abordagem humanista da Medicina em sessões distintas e privilegiadas desde o 1º ao 5º ano.
Saídas Profissionais:
O Mestrado Integrado em Medicina tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Sistema nacional de saúde;
- Entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde.